Princípio geral

A implementação no Município do Marco de Canaveses do Orçamento Participativo Jovem, pretende promover a participação dos jovens na vida da comunidade local, permitindo adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expetativas dos mesmos, promovendo, assim, a participação cívica na elaboração do orçamento municipal, estreitando a ligação entre a autarquia e os jovens.

Território e Destinatários

O âmbito territorial do OPJ é a área do Concelho do Marco de Canaveses.

São destinatários do OPJ todos os jovens residentes no Concelho do Marco de Canaveses, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade inclusive.

Verba Financeira

Está definida a verba de 30.000,00 € (trinta mil euros), sendo que cada proposta não pode ultrapassar os 15.000,00 € (quinze mil euros).

Áreas Temáticas

Podem ser apresentadas propostas em todas as áreas de atribuição do Município, sejam de natureza material ou imaterial.

Calendário OPJ 2019

Fase 1 – De 1 de Fevereiro até 29 de março – Divulgação do OPJ, elaboração e apresentação das propostas por parte da população jovem do Município;

Fase 2 – De 1 de abril a 31 de maio – Análise técnica das propostas apresentadas;

 – De 1 a 30 de abril – Análise prévia da Comissão técnica;

 – De 2 a 20 de maio – Comunicação e consulta dos interessados;

 – Até 31 de maio – Decisão final da Comissão Técnica.

Fase 3 – De 3 a 28 de junho – Votação das propostas por parte da população jovem;

Fase 4 – Até 12 de Julho – Divulgação das propostas vencedoras.

COMO PARTICIPAR

Os interessados devem ler o regulamento e enviar o formulário de participação para o email juventude@cm-marco-canaveses.pt, ou entregar pessoalmente num dos seguintes locais: receção da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Espaço Municipal da Juventude (Edifício Marco Fórum XXI), Gabinete do Munícipe na Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, ou nos Espaços Cidadão.