Voluntariado

O voluntariado é o conjunto de acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas e privadas.
É uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, no contributo para o desenvolvimento social e combate a problemas.

Banco Local de Voluntariado

O Banco Local de Voluntariado é uma estrutura que faz a gestão local, de forma flexível e descentralizada da oferta existente (instituição promotora) e procura do voluntariado (cidadãos).
Esta iniciativa pretende ser um espaço de fácil acesso, onde qualquer cidadão que queira ser voluntário possa recolher informação sobre o voluntariado ou inscrever-se como voluntário.
Visa ainda, ser o elo de ligação entre os cidadãos voluntários (ou que desejam ser voluntários) e as entidades que disponibilizam oportunidades de enquadramento a práticas de solidariedade social, desempenhando assim um papel de intermediário entre os voluntários e as instituições do Concelho (IPSS, Associação, Fundação, Junta de Freguesia e outras organizações sem fins lucrativos).

Objectivos gerais

• Valorizar e promover o Voluntariado;
• Promover o encontro entre a oferta e procura de voluntários e organizações;
• Sensibilizar os cidadãos e as instituições para o voluntariado;
• Divulgar projectos e oportunidades de voluntariado;
• Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado.

Objectivos específicos

• Acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado e encaminhá-las para organizações promotoras de voluntariado;
• Receber solicitações de voluntários por parte de instituições promotoras de programas/ projectos de Voluntariado;
• Disponibilizar à comunidade informações sobre o voluntariado.
• Promover momentos de partilha e saberes entre instituições organizadoras e voluntários;
• Potenciar o aparecimento de iniciativas locais direccionadas para instituições e voluntários.

Áreas de trabalho

Acção Social; Cívica; Cultura; Educação; Juventude; Desporto; Defesa do Ambiente; Protecção Civil; Saúde entre outras de natureza análoga.

Comissão Instaladora

O Município do Marco de Canaveses, reconhecendo a importância fundamental do voluntariado, pretende congregar esforços em conjunto com todas as instituições do Concelho que pretendem desenvolver trabalho Voluntário. Para dinamizar o Banco Local de Voluntariado conta com o apoio do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.

Inscrição das Entidades promotoras

Todas as instituições que desenvolvam programas de voluntariado ou pretendem iniciar algum programa/iniciativa de trabalho voluntário poderão preencher a Ficha de Inscrição para Entidades e entregá-la na Câmara Municipal do Marco de Canaveses – Departamento de Desenvolvimento Económico e Social – Gabinete Municipal de Acção Social para se inscreverem como entidades acolhedoras de voluntários.
O Banco Local de Voluntariado permite às instituições e organizações transformarem as suas necessidades em oportunidades graças ao trabalho voluntário.

As instituições e organizações, que necessitem de voluntários, podem inscrever-se no Banco Local de Voluntariado, listando as suas necessidades.

Podem ainda procurar voluntários com o perfil de que necessitam para a sua actividade, recorrendo a vários critérios como: área de intervenção, destinatários/população-alvo abrangida.

Inscrição de Voluntários

Todos os cidadãos para se inscreverem deverão preencher a Ficha de Inscrição para Voluntários e entregá-la igualmente na Câmara Municipal do Marco de Canaveses – Departamento de Desenvolvimento Económico e Social – Gabinete Municipal de Acção Social.

O VOLUNTÁRIO manifesta a vontade de realizar a sua actividade, de acordo com as suas
• aptidões
• disponibilidade de tempo
• áreas de interesse.

O BLV do Marco de Canaveses encaminha os Voluntários para a organização mais consentânea com as aptidões e preferências demonstradas pelo candidato, quanto ao exercício do voluntariado e com o perfil solicitado pela organização promotora do voluntariado, que o vai integrar.

CONTACTOS

Departamento de Desenvolvimento Económico e Social
Largo Sacadura Cabral
4630-219 Marco de Canaveses
Telefone: 255 538 800

Gabinete Municipal de Acção Social
Largo Sacadura Cabral
4630-219 Marco de Canaveses
Telefone: 255 538 800
E-mail: redesocial.clas@cm-marco-canaveses.pt